As Polícias Federal e Civil investigam um golpe no qual um homem atua ligando para familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e exige um depósito em dinheiro a fim de transportar os doentes para realização de exames. O argumento é que, embora o procedimento fosse custeado pelo SUS, o valor era necessário para pagar uma ambulância com UTI móvel. Conforme a assessoria de Comunicação do hospital, oito famílias - quatro de internados da UTI adulta e quatro na Unidade Cardiológica Intensiva (UCI) - já teriam recebido a ligação do golpista. Uma delas acabou caindo no golpe e fazendo um Pix de R$ 1,8 mil. Outras duas estavam aguardando para encontrar o homem presencialmente para fazer o pagamento.
Na segunda-feira, além da Gerência Administrativa do HUSM realizar boletim de ocorrência junto à PF, orientou os familiares dos pacientes a fazerem registro à Polícia Civil. Segundo a assessoria de Comunicação da PF, foi aberto procedimento preliminar pra investigar possível vazamento de informações dos sistemas do Husm, ainda em fase inicial, sem suspeitos. Já a a Polícia Civil apura supostos crimes de estelionato que possam ter lesado familiares de internados.
VAZAMENTO DE DADOS
Uma sindicância interna também foi aberta para apurar de que forma criminosos tiveram acesso aos telefones dos pacientes, gerenciado esses dados e quebrando a privacidade das informações.